top of page
Foto do escritorAntônio Gama

Quais os problemas mais comuns dos a veículos a diesel ?

Atualizado: 16 de mai. de 2019







É importante destacar os inúmeros benefícios de se ter um veículo a diesel, talvez não para o meio ambiente, mas é uma ótima escolha para quem busca um veículo robusto e no geral mais econômico em termos de consumo de combustível. No entanto, é valido lembrar que assim como todos os veículos, eles apresentam problemas bastante singulares. Hoje eu vou falar pra vocês de alguns que costumam ser os mais recorrentes, mas não se assuste! Com o cuidado devido, boa parte deles podem ser evitados.

Problemas de veículos a diesel incluem o Óleo oxidado

Os veículos diesel que ficam parados em um lugar por muito tempo ou rodam com pouca frequência durante certas épocas do ano muitas vezes tem problemas com a oxidação do óleo. Em outras palavras, o ar entra no óleo e cria bolhas que podem interferir na lubrificação adequada, o que pode resultar em um motor vacilante ou mesmo danificado. Mesmo que o óleo não esteja quimicamente sujo, ele precisa ser trocado o mais rápido possível após este período ocioso.

Reações à umidade é outro problema de veículos a diesel

A água é outro elemento que pode contaminar o diesel, focamos bastante neste problema em algumas publicações aqui no blog. Se um veículo estiver parado por muito tempo ou ocioso por um longo período de tempo em uma área úmida ou de alta precipitação, a condensação dentro dos tanques pode causar problemas no diesel e consequentemente no motor, se exposto a variação de temperatura externa, o processo de oxidação do combustível pela presença da umidade , pode se intensificar e comprometer todo o tanque. A água permite a proliferação de microrganismos danosos ao diesel e a todo conjunto motriz do veículo, interferindo no desempenho e no processo de lubrificação, levando a uma máquina gravemente danificada.

Fumaça preta na exaustão

Se você já dirigiu atrás de um carro a diesel sabe do que se trata, aquela fumaça preta geralmente é o resultado de uma relação de mistura ar/combustível desequilibrada, inclinando-se no lado de combustível demais e ar não suficiente. Um injetor defeituoso, bomba de injeção, filtro de ar, válvula ou mesmo turbocompressor podem ser a raiz do problema. Se você conhece alguém que tem um carro assim, vale dar a dica de que a multa por ignorar as especificações veiculares sobre isso é bem pesada ....

Partida pode ser mais difícil no veículo a diesel

Alguns motores a diesel podem apresentar ligeira dificuldade em dar partida. Este é geralmente um sinal de baixa compressão ou um problema de entrega de combustível. Alguns motores diesel simplesmente demoram um pouco quando você os inicia, o que é perfeitamente normal. Mas se tiver muita dificuldade é importante que as coisas sejam verificadas o mais rápido possível. Prorrogar tal problema pode comprometer outros componentes aumentando o prejuízo , e a dor de cabeça.

Falta de potência pode ser um problema

Outro problema relacionado com o combustível manifesta-se na falta de potência. Você notará isso quando tiver problemas iniciando ou acelerando. Filtros de combustível sujos, ligação de aceleração solta, lubrificação excessiva e problemas com os injetores de combustível podem levar a esse problema. Uma maneira simples e barata de evitar estes problemas é mantendo os filtros e o diesel em boas condições de rodagem afim de evitar forçar a bomba e correr o risco de rompimento do filtro de óleo diesel. Outra maneira de se previnir contra a falta de potência é utilizar filtros de óleo diesel de alto rendimento para maximizar a performance do motor.

Problemas na combustão

Os motores a diesel não possuem velas de ignição para inflamar a mistura de combustível e ar em seus cilindros como nos carros a gasolina. Eles dependem de outros componentes para inflamar as misturas através de um elemento de aquecimento de alta resistência, semelhante aos elementos em uma bobina de fogão ou torradeira. Quando esses componentes estão ruins, torna-se quase impossível que o motor dê a partida, particularmente em dias frios. Outro fator que influencia a qualidade da combustão é a qualidade do óleo diesel, para que haja uma combustão completa do combustível é necessário que ele esteja isento de água e partículas, desta forma é possível aproveitar todo o potencial energético do combustível e melhorar o desempenho do motor, e por vezes reduzir o consumo, já que consegue-se uma eficiência maior na combustão.


Ruídos no motor a diesel


O barulho de um motor diesel pode ser significativo, e também pode ser um sinal de algo errado. Os motores a diesel são, naturalmente, mais altos do que outros veículos, mas se você notar um ruído inconsistente ou um som distinto no motor, isso pode ser um sinal de um problema com os injetores de combustível, o que pode afetar o equilíbrio de compressão e reduzir o desempenho.


Viscosidade de peso incorreto


A partida mais difícil é muitas vezes o resultado da viscosidade de peso incorreta da lubrificação do motor. A viscosidade em lubrificantes diesel é muito maior do que na gasolina, e muitas pessoas muitas vezes conseguem o peso da viscosidade errado ao substituir o óleo. Outras vezes, eles simplesmente usarão um óleo de motor de peso único durante o tempo quente e depois esquecerão de voltar ao óleo de multi-viscosidade quando o clima fica muito frio. É melhor usar simplesmente um óleo multi-viscosidade durante todo o ano para evitar esquecer de trocar e arriscar danificar o motor.



Ao diagnosticar o problema com seu veículo diesel, é melhor olhar primeiro o básico para economizar tempo e energia. Os proprietários devem cuidar bem dos seus veículos, realizarem manutenção de rotina para evitar os piores problemas e sempre reportar problemas do motor a um mecânico confiável que se especializou nos cuidados com motores a diesel.


Você tem um veículo a diesel? Quais são os problemas mais comuns no seu veículo? Deixe aqui nos comentários.


2.776 visualizações1 comentário

1 Comment


O meu carro, um CLK 270 CDI, começou por deixar de ter potência/aceleração a partir dos 120km/h. Após ver gasto balurdios em válvulas e sensores, afinal o problema era o catalisador entupido.

Agora, tem outro problema, intermitente, e que é o seguinte: o motor pára durante a marcha, seja ela em que velocidade fôr.

Colocado na máquina de diagnóstico, o problema assinalado é falta de pressão no combustível, mas não assinala qual o órgão/elemento que provoca essa paragem.

Resultado, paguei bem ao mecânico e continuo com o mesmo problema.

Se alguém tiver um dica que me possa ajudar, agradeço.

Obrigado.


Like
bottom of page